As tendências da gestão rural voltadas ao ESG estão cada vez mais em voga, à medida que consumidores, investidores e governos passam a exigir práticas mais sustentáveis das empresas. O termo ESG, oriundo do inglês “Environmental, Social and Governance”, reflete o crescimento econômico aliado a valores associados a questões ambientais, sociais e de governança corporativa.
Por fim, os aspectos relacionados à governança incluem a transparência na gestão de empresas e indústrias, o cumprimento das leis e regulamentações e a ética nos negócios. Práticas como essas aprimoram a imagem da propriedade e permitem a condução de negócios de maneira mais eficiente e responsável.
Algumas das principais tendências da gestão rural voltadas ao ESG incluem:
-
Agricultura Sustentável: Práticas como a agricultura orgânica, a agricultura de conservação e a produção integrada de agropecuária (ILP)contribuem para a redução do uso de agrotóxicos, fertilizantes e água, e para a conservação do solo e da biodiversidade.
- Bem-Estar Animal: Práticas de bem-estar animal, como o respeito ao período de descanso dos animais e a proibição de maus-tratos, são cada vez mais valorizadas pelos consumidores.
-
Sustentabilidade Social: A promoção do bem-estar social dos trabalhadores rurais, incluindo a garantia de direitos trabalhistas, a segurança notrabalho e a inclusão social, é fundamental para a sustentabilidade da produção rural.
-
Governança Responsável: A adoção de práticas de governança responsável, como a transparência nas informações, a responsabilidade(accountability) e a gestão ética dos riscos, é importante para construir confiança com os stakeholders.
Portanto, como está seu negócio em relação ao ESG?
Escrito por: Conag Agro Soluções / AgroCare FEA-RP USP